Oi pessoal, como teremos quatro dias de descanso, podemos nos debruçar sobre as pesquisas com bastante calma e paciência. Pois bem, discutimos em sala os tipos de protetização do quadril. Pesquise nas evidências científicas e responda:
a) Qual o prognóstico em relação ao tempo de tratamento para ser empregado carga sobre as póteses cimentadas e não cimentadas?
b) Estabeleça em protocolo de tratamento para uma artroplastia total do quadril de uma paciente de 68 anos, com osteoporose, visando a deambulação com carga total.
Prazo da postagem: 25/04/11
Em nossa linguagem cotidiana utilizamos a expressão "miolo de pote" para as conversas informais e sem muito sentido de conteúdo, resolvemos subverter essa lógica através do "POTE DE MIOLO", um espaço para a livre expressão acadêmica onde as idéias são depositadas, replicadas e multiplicadas. Sejam Bem vindos! Prof. Alessandro Façanha
quarta-feira, 20 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Planejamento e Gestão: Filme Ai que Vida.
Como vimos, através da abordagem do filme, mesmo que de forma caricatural, é possível perceber alguns aspectos da realidade vivida pelas populações interioranas em relação ao poder público. Desmandos, corrupção, alienação, politicagem e a ignorância colaboram para o não funciomento do SUS. Diante da análise do filme e fazendo relação com nossas discussões responda:
Imagine-se vivendo na cidade de Poço Fundo, como Fisioterapeuta do NASF:
a) Quais estratégias poderiam ser desenvolvidas para informar a população sobre a atuação do Fisioterapeuta?
b) Quais possibilidades de trabalho poderiam ser realizadas na cidade?
c) Quais as principais dificuldades para implementação dessas ações?
Imagine-se vivendo na cidade de Poço Fundo, como Fisioterapeuta do NASF:
a) Quais estratégias poderiam ser desenvolvidas para informar a população sobre a atuação do Fisioterapeuta?
b) Quais possibilidades de trabalho poderiam ser realizadas na cidade?
c) Quais as principais dificuldades para implementação dessas ações?
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Trauma I: Estudo livre - Síndromes compressivas e dolorosas.
Oi Pessoal, esta postagem é para estudo livre de vocês, não necessita postagem. Em sala foram abordadas algumas dessas síndromes, este estudo é didático no sentido de observar muitas definições importantes.
Boa Leitura...
Link: http://www.amrigs.com.br/revista/53-02/19-361_conduta_atual_nas_sindromes.pdf
http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/745-Einstein%20Suplemento%20v6n1%20pS133-137.pdf
Boa Leitura...
Link: http://www.amrigs.com.br/revista/53-02/19-361_conduta_atual_nas_sindromes.pdf
http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/745-Einstein%20Suplemento%20v6n1%20pS133-137.pdf
Trauma II: Avaliação do LCA e tomada de decisão.
Até onde vão os limites do tratamento conservador nas lesões do LCA? O ato cirúrgico é imperativo? Leia o artigo e responda:
a) Quais os indícios da avaliação que devem ser levados em consideração para a decisão de se optar por um tratamento conservador?
b) Qual o teste é mais recomendado para a elucidação diagnóstica?
Trauma I: Síndrome do impacto no ombro.
Como vimos em sala, a discussão sobre a síndrome do impacto é bastante ampla, ainda faltam evidências significativas que justifiquem um protocolo sistematizado no seu tratamento, até porque, a etiologia envolvida é muito diversa. No entanto, há alguns estudos importantes que devem ser observados para uma análise crítica do tema. Acesse o link do artigo, baixe a versão diponível em pdf e responda as questões:
a) Que fatores etiológicos estão envolvidos na síndrome do impacto?
b) Como poderíamos definir a síndrome do impacto?
c) Após a leitura do trabalho, quais conclusões podemos tirar acerca da fisioterapia em relação às variáveis da disfunção?
link: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RFM/view/?dd1=1514
Prazo: 22/04/11
sábado, 9 de abril de 2011
Planejamento e Trauma II: SUS, o melhor modelo, a pior execução!!!
Caros alunos,
Longe do pieguismo e do sensacionalismo barato dessa mídia hipócrita, queria de fato, do fundo de minha alma, não estar postando isso, mas infelizmente nossa saúde pública está deveras doente, diria eu no fundo do poço, nas profundezas de uma mediocridade que assola a vida dos menos favorecidos, apesar da vanguarda do pensamento e do iluminismo posto na concepção do nosso sistema de saúde pública, na prática ele não existe, não funciona, está inerte. Ora por razões estruturais e pela precariedade das instituições, ora pela pujança e arrogância de categorias profissionais elitistas que tratam o serviço público como moeda de troca da mais valia. Pois bem, cabe a nós então, a dura tarefa de mudar essa estrutura, tratar com respeito o ofício que escolhemos desempenhar, exercer com responsabilidade nosso cidadania e cobrar seriedade na execução das políticas do SUS. Pouco importa recitarmos uma verdadeira ladainha, semestre a semestre, professando e decorando os princípios desse Sistema se não conseguimos enxergar o óbvio: nossa saúde está doente, podre e carcomida pela politicagem de muitos a quem interessa a dor, o sofrimento e a alienação.
Se tiverem estômago, vejam os vídeos abaixo, reflitam e respondam:
a) aponte pelo menos dois princípios do SUS que foram feridos na execução do caso da garotinha em questão.
b) Que procedimento administrativo deveria ser executado contra o Estado nessa situação?
c) Como eu, enquanto profissional da saúde devo me portar frente essas situações?
links: http://www.youtube.com/watch?v=gKzxzO9zinA&feature=related (trecho, 12 min)
http://www.youtube.com/watch?v=WS4VP1-aFN0&feature=related (trecho, 9 min)
http://www.youtube.com/watch?v=hkCyVm0nMiM&feature=related (completo, 45 min)
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Trauma I: Frida e Fisioterapia: até onde a arte imita a vida?
Olá pessoal, dessa vez trata-se de uma postagem light, prazerosa e por que não dizer? Artística e cultural. Mas como estar na Universidade é procurar uma atmosfera ampla e uma formação multidimensional, aceitem a provocação! Embarquem nessa viagem cultural percebam nossa profissão em todos os contextos, inclusive fora da sala de aula!
Assistam ao filme Frida, uma película de 2002 de produção estadounidense que denota um drama biográfico de uma das maiores artistas mexicanas, para muitos, um gênio que tem a vida marcada pela dor.
Depois de assistirem respondam:
a) Em que contexto a Fisioterapia poderia ter intervido na vida de Frida Kahlo para promover uma melhor recuperação funcional?
b) Do ponto de vista da arte, qual contribuição o filme trouxe para sua vida?
OBS:Postagens INDIVIDUAIS. Prazo: 06/05/2011
Assistam ao filme Frida, uma película de 2002 de produção estadounidense que denota um drama biográfico de uma das maiores artistas mexicanas, para muitos, um gênio que tem a vida marcada pela dor.
Depois de assistirem respondam:
a) Em que contexto a Fisioterapia poderia ter intervido na vida de Frida Kahlo para promover uma melhor recuperação funcional?
b) Do ponto de vista da arte, qual contribuição o filme trouxe para sua vida?
OBS:Postagens INDIVIDUAIS. Prazo: 06/05/2011
Assinar:
Postagens (Atom)